Jornada Mundial da Juventude 2016

  • 0

jmj_cracovia_2016Jovens da Imaculada Conceição rumo à JMJ 2016

Chegamos à reta final. Faltam menos de 20 dias para que os jovens da paróquia Imaculada Conceição, de Sobradinho, embarquem rumo a Cracóvia, na Polônia, sede da XXXI Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorrerá entre os dias 26 e 31 de julho.

Essa cidade é um lugar muito especial. Além de ser historicamente rica e bonita, Cracóvia é a cidade de São João Paulo II e de Santa Faustina Kowalska, os santos da misericórdia e patronos dessa Jornada, que terá como lema: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.” (Mt 5, 7).

A primeira Jornada Mundial da Juventude foi realizada há trinta anos, por uma iniciativa do então papa João Paulo II. A primeira JMJ, como são tradicionalmente conhecidas, teve sede em Roma, em março de 1986, e tinha o lema: “Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês”.

Aqui iniciou-se a nova experiência das JMJ, as quais seriam realizadas a cada dois ou três anos. Seus números são surpreendentes. Em Manila, Filipinas, no ano de 1995, foram contabilizadas 4 milhões de pessoas, a maior da história. E, na última Jornada, no Rio de Janeiro, foram 3,7 milhões de pessoas.

A paróquia Imaculada Conceição sempre teve uma especial preocupação com os seus jovens e sempre os incentivou e colaborou com as JMJ. A primeira participação da Paróquia na JMJ foi em Denver, nos Estados Unidos, no ano de 1993. A partir desse ano, o número de jovens participantes aumentou e as Jornadas sempre tiveram representantes da Imaculada Conceição de Sobradinho.

Na última Jornada, no Rio de Janeiro, em 2013, levamos o maior número: 250 jovens. Foi uma jornada que marcou os jovens da paróquia, da qual muitos estavam participando pela primeira vez.

Neste ano, levaremos um grupo de 32 pessoas à JMJ de Cracóvia. Acompanhando o grupo, haverá dois casais, o bispo de Formosa, e ex-pároco da Imaculada Conceição, Dom Ronaldo, e o nosso atual pároco, padre Manuel. Antes de embarcar a Cracóvia, os jovens da paróquia tiveram que percorrer um longo caminho de trabalhos e dificuldades. No início, o grupo era bem maior, mas, com a alta dos preços e a proximidade da Jornada, muitos desistiram. No entanto, a paróquia está levando um grupo muito persistente, que teve de ter muita disposição e trabalho para conseguir angariar fundos para irem à Jornada.

O trabalho começou em 2013, no término da Jornada do Rio de Janeiro, e, desde esse ano, os jovens vêm desenvolvendo atividades dentro e fora da paróquia em prol da Jornada. Eles começaram a vender lanches depois das missas, o que não foi suficiente.

Então, arranjaram outros meios: vendiam din-din, bombons e brigadeiros pelas ruas, nos colégios, faculdades e trabalhos, e faziam camisetas estilizadas da Jornada. Além disso, promoveram festa com música sertaneja e moda de viola e uma feijoada.

Com a colaboração da família, da comunidade paroquial e de outras pessoas, esses jovens poderão ter um encontro pessoal com Jesus Cristo nessa Jornada e poder escutar uma palavra de consolo e conversão do Papa Francisco. Além, é claro, das outras experiências que eles poderão ter durante essa peregrinação rumo a Cracóvia.

A Jornada, para os 32 representantes da Imaculada Conceição de Sobradinho, durará 12 dias, começará no dia 24 de julho e terminará no dia 04 de agosto, data de retorno ao Brasil. Antes de desembarcar em Cracóvia, sede do encontro, o grupo passará pela Alemanha e República Checa. Na Polônia, terão a oportunidade de conhecer o Santuário da Divina Misericórdia, o ex-campo de concentração e extermínio de Auschwitz e o Santuário de Jasna Gora, em Czestochowa, além de participarem da programação oficial da JMJ. O encerramento será no dia 31 de julho, com a missa presidida pelo Papa Francisco, no Campus Misericordiae.

Sabendo que, nessa Jornada Mundial da Juventude, teremos um pedacinho de Sobradinho em Cracóvia, rezemos por estes jovens que irão ao encontro de Jesus Cristo e do Papa Francisco, para que Deus os proteja durante viajem e na Jornada. E também para que possam voltar com novas experiências de Cristo e da Igreja e ser, para a paróquia da Imaculada Conceição e para todo o mundo, instrumentos da misericórdia de Deus e portadores da chama do amor misericordioso de Cristo.

Seminarista Mateus da Costa dos Santos

(Visited 197 times, 1 visits today)

Categoria : artigos


Cadastre o seu email