Eu preciso do Espírito Santo em minha vida?

  • 0

A Palavra meditada está em São João 14,25-27:
“Eu vos tenho dito estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração.”

Sem o Espírito Santo nada podemos fazer, porque Ele é a promessa do Pai para nós. Adentremos para as águas mais profundas, a fim de que, assim, possamos entrar na intimidade do Pai.

O Espírito Santo é o Consolador, o Vivificador, o Paráclito, o Intercessor, o Amigo, Aquele que, enviado pelo Pai, revela-nos a verdade de Cristo.

É Ele quem recorda em nossa vida todo o ensinamento de Jesus Cristo. Além de nos recordar esses ensinamentos, o Espírito Santo faz progredir os dons em nossa vida. Não O busquemos somente no extraordinário, mas em todos os momentos. Ao acordarmos, louvemos ao Senhor e clamemos o Espírito Santo, para que Ele nos conduza.

Quando ainda crianças, fomos levados à pia batismal; ali, em nome de Jesus, fomos batizados. Agora batizados, temos de dar espaço para o Espírito Santo agir em nossa vida.

Por que necessitamos do Espírito Santo?

Só Ele pode nos dar um novo nascimento

Recordemo-nos de Nicodemos. Quando Jesus lhe diz: “É preciso nascer de novo. Nascer da água e do Espírito Santo” (cf. Jo 3,3), isso é um convite para nós. Somente com a ajuda do Paráclito nascemos de novo. Se Ele não tomasse todo o espaço de nossa vida, onde estaríamos? Abramos o coração e não tenhamos medo de clamar essa verdade: “Eu preciso do Espírito Santo!”.

Ele muda nosso coração

“Transformarei o coração de pedra em um coração de carne” (cf. Eze 36). O mover do Espírito Santo em nossa vida transforma o coração endurecido em um coração humano, que se compadece do outro.

Revestir do poder do alto

O Pai nos reveste do poder do Alto e direciona-nos a melhorarmos nossas escolhas. Se deixarmos o Espírito Santo tomar espaço em nossa vida, erraremos menos em nossas escolhas.

Testemunhas de Cristo

Só pela força e pelo poder do Espírito Santo, que age em nós, conseguiremos testemunhar o amor de Jesus Cristo.

Quantos são os mártires que, movidos pelo Espírito Santo, testemunharam Cristo! Sejamos também testemunhas d’Ele.

Para sermos livres

O Espírito Santo nos dá liberdade, mas não a que o mundo prega. O Espírito de Deus nos faz livres para caminharmos em Jesus Cristo. Essa deve ser a liberdade que desejamos e aspiramos.

Quatro atitudes para expressarmos nossa necessidade do Espírito Santo

Sede de Deus: Peçamos ao Pai que aumente essa sede em nós!

Abertura: A abertura que o Senhor deseja é que tenhamos, em nossa vida, parte do perdão.

Pedir: O Senhor respeita nossa liberdade, por isso não violenta nosso coração. Ele espera que peçamos o Paráclito. É impossível clamarmos o Espírito e não O recebermos.

Gratuito: Não precisamos dar nada em troca; apenas abrir o coração e pedir.

A paz vem de Cristo

Essa Palavra continua nos falando: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Jesus nos dá sua paz!”. O batismo no Espírito Santo desabrocha em nós os frutos do Espírito e nos ensina a agir como Jesus agiu.

O mundo ainda não encontrou a paz. No dia em que os filhos de Deus tomarem posse do Espírito Santo, reconhecendo que Jesus é o Príncipe da Paz, as guerras e indiferenças vão acabar.

Haverá paz quando Jesus Cristo reinar nos corações. Se buscarmos Jesus, caminharemos na paz e a promoveremos.

Antonieta Sales
Missionária da Comunidade Canção Nova

(Visited 54 times, 1 visits today)

Categoria : formações


Cadastre o seu email