Resistir nos dias maus

Se revista da armadura de Deus para resistir nos dias maus !

A Palavra meditada está em Efesios 6,10-18:

armaduraFinalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio.Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares.Tomai, por tanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever.Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça,e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz.Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno.Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus.Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos.”

Saiba que existe o inimigo de Deus, e ele escolhe a hora certa para atingir a cada um de nós. Nos dias maus, nos dias que estamos fragilizados. E nesta hora é que devemos usar o escudo da fé, as dificuldades virão para cada um de nós.

Todos os dias enfrentamos batalhas, mas devemos reconhecer que sozinhos não conseguimos.

Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Porque quando estou fraco, então é que sou forte. II Co. 12.10.

Portanto, é necessário se fortalecer no Senhor Jesus (I Pe. 5.10), buscando sua orientação, seus ensinamentos na palavra e sua proteção, é preciso esvaziar-se do conceito moderno de força que temos e nos dispormos em uma relação de Total Dependência com o Senhor. Pois o Senhor Jesus afirma :

A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. II Co. 12.9

Total Dependência a Cristo não significa anular nossos dons, qualidades, conhecimentos e sonhos, mas sim admitir que dependemos em tudo de nosso Senhor Jesus; Admitir que precisamos de sua força e poder para usá-los de maneira sábia, vencedora, motivadora e iluminadora.

Total Dependência a Cristo abre portas para que nossas qualidades, dons, conhecimentos e sonhos sejam direcionados de maneira propicia para servir ao Senhor e aos outros de maneira adequada e nos trazer alegria.

Total Dependência a Cristo faz com que tenhamos sonhos que valem a pena realizar.

Total Dependência a Cristo nos permite desenvolver dons e características que não conhecíamos, ou não sabíamos que possuíamos.

Total Dependência a Cristo nos faz fortes na força e no poder do Senhor Jesus.

Utilizaremos o caso de Davi e do rei Saul para ilustrar. Quando Saul oferece a Davi sua armadura, que é a armadura de outra pessoa, ela se mostra incomoda e não permite movimentos adequados:

“Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.E vestiu a Davi da sua própria armadura, pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça.Davi cingiu a espada sobre a armadura e procurou em vão andar, pois não estava acostumado àquilo. Então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois não estou acostumado. E Davi tirou aquilo de sobre si.”I Samuel 17:37b-39

Então Davi após tirar a armadura de Saul decide ir a batalha com Golias apenas com seu cajado, sua funda e cinco pedras lisas que colocou em seu alforje (I Samuel 17:40). Diversas vezes me deparei com está interpretação em que Davi teria usado apenas uma funda e uma pedra para vencer o gigante Golias, mas quando analisamos a situação vemos que ele tinha uma armadura, e está era a armadura de Deus.

“Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus” (Ef 6,17).

São Paulo chamava a Palavra de Deus de a espada do Espírito Santo. Com isso, quis nos ensinar que a Escritura Sagrada é uma das mais importantes armas do cristão na luta contra o mundo das trevas.

Após o apóstolo nos ter advertido de que o combate do cristão “não é contra homens de carne e sangue, mas contra os principados e protestades” (cf. Ef 6,12), isto é, contra os demônios, ele nos mandou vestir a “armadura de Deus” e concluiu: “Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus” (Ef 6,17).

O próprio Jesus empunhou essa “espada espiritual quando enfrentou o tentador no deserto. Jesus conhecia muito bem a Bíblia e citava suas passagens em muitas ocasiões. No deserto, após os quarenta dias de jejum, quis como homem, sem usar de Suas prerrogativas divinas, enfrentar e vencer o tentador, principalmente para nos ensinar como enfrentá-lo e vencer também.

É muito significativo que nas três vezes em que o tentador investiu com muita sutileza e sedução contra Jesus, o Senhor o tenha enfrentado e vencido pelas Escrituras. Nas três vezes consecutivas, o Senhor lança no rosto do tentador esta afirmação contundente: “Está escrito…”, como a dizer-lhe: “Para trás!”. Na primeira resposta, o Senhor já nos revela toda a força da palavra divina: “O homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor” (Dt 8,3b e Mt 4,4). Aí está a confirmação de que toda Palavra de Deus é essencial à nossa vida.

Perante ela, o demônio recuou… e novamente investiu contra o Senhor da glória. A resposta lhe veio fulminante: “Está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’” (citação livre de Dt 6,16 e Mt 4,7). É incrível, mas o tentador ousou usar o salmo 90, versículo 11, para tentar fazer o Senhor tropeçar.

Por fim, o miserável insistiu uma última vez, oferecendo àquele que é o Senhor do universo, todas as glórias e reinos do mundo. Que ousadia! Novamente Jesus o afastou pela Escritura: “Para trás, Satanás, pois está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás’ (Dt 6,13)” (Mt 4,10). E o tentador imediatamente afastou-se dEle, “e os anjos aproximaram-se dele para servi-lo” (Mt 4,11b).

Se Jesus usou tão incisivamente as Escrituras na hora da tentação, fica claro que também temos de fazer o mesmo. Contudo, só poderemos agir assim se atendermos a duas condições: primeira, conhecer muito bem a Bíblia; e, segunda, acreditar nela, no seu poder e eficácia. Não duvidar dela. São Paulo afirma com clareza: “Porque a palavra de Deus é viva, eficaz mais penetrante do que uma espada de dois gumes, e atinge até à divisão da alma e do corpo (…) discerne os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4,12). A santa Palavra é viva e eficaz, quer dizer, tem em si poder. Foi por ela que Deus criou o céu e a terra e todos os seres visíveis e invisíveis. Quando o Senhor diz: “Faça-se! (Fiat)”, tudo acontece como Ele quer.

Ah, se nós crêssemos profundamente na Palavra de Deus, quantos milagres veríamos acontecer! Infelizmente nós a conhecemos pouco e também pouco confiamos nela. São Paulo não se cansava de recomendá-la. Disse a Timóteo, seu querido discípulo: “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (II Tm 3,16-17).

Sem o conhecimento e a vivência dessa santa Palavra, não nos tornaremos perfeitos e não estaremos capacitados para a boa obra.Em outro lugar, o apóstolo insistiu junto ao discípulo com veemência: “Eu te conjuro (…) prega a Palavra, insiste oportuna e importunamente” (II Tm 4,1a.2a). Em outras palavras: “Não deixe de pregar a Palavra, Timóteo!”

Nas nossas lutas e aflições, tribulações e tentações, temos de ter nas mãos essa “espada do Espírito” bem afiada, para vencermos o bom combate espiritual. Quando nas suas insinuações maldosas o tentador quiser nos jogar contra Deus e contra as Suas santas leis, é preciso sabermos dizer-lhe também, como Jesus: “Para trás, pois está escrito: ‘Amarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás’ (Dt 6,4)” (citação livre de Mt 4,10).

“Obrigado, Senhor, pela Sua santa Palavra. Que nós possamos conhecê-la e amá-la cada dia mais, com o auxílio de Sua graça. Amém”

(Visited 87 times, 1 visits today)

Cadastre o seu email